Ministérios da Defesa e da Fazenda alinharão proposta de corte de gastos nesta quarta-feira

Reunião contará com o ministro José Mucio, oficiais e equipe econômica

A inclusão do Ministério da Defesa no pacote de contenção de gastos será decidida nesta quarta-feira (13) em encontro entre o ministro da Defesa, José Mucio, oficiais das Forças Armadas e técnicos da equipe econômica, conforme anunciado pelo Ministério da Fazenda. A reunião acontecerá na manhã de quarta-feira, na sede do Ministério da Defesa.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não participará do encontro. Em seu lugar, o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, representará a pasta. A reunião será de natureza técnica, com o objetivo de definir as bases das medidas que serão posteriormente encaminhadas ao Palácio do Planalto.

A inclusão da Defesa na revisão dos gastos obrigatórios foi uma solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para finalizar o pacote, afirmou Haddad na noite de segunda-feira (12). Inicialmente, o ministro não especificou qual ministério estaria envolvido, mas a confirmação foi feita pela Fazenda nesta terça-feira.

Uma reunião entre Lula e Haddad estava prevista para esta terça-feira para definir como as propostas serão apresentadas ao Congresso, mas o encontro não ocorreu. Durante a manhã, Haddad esteve reunido com ministros da área social para discutir, segundo o Ministério da Fazenda, possíveis mudanças no saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a concessão de crédito consignado privado por meio do e-Social.

Na segunda à noite, Haddad havia esclarecido que as reuniões matinais desta terça não abordaram cortes de gastos. Segundo ele, as medidas voltadas aos ministérios da área social já haviam sido definidas no domingo (10) durante uma reunião no Palácio da Alvorada.

Por volta das 19h, Haddad dirigiu-se ao Palácio da Alvorada para se encontrar com o presidente Lula, mas a Fazenda não informou se o encontro tratou do envio das propostas ao Congresso.

Gostou Compartilhe..