Mudanças na CNH acendem alerta: Cajazeiras pode perder 30 empregos com possível fechamento de CFCs

A recente flexibilização das regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), promovida pelo Contran, acendeu um alerta no setor de formação de condutores. O temor é de um fechamento em massa de Centros de Formação de Condutores (CFCs), com a perda estimada de 300 mil empregos em todo o Brasil.

O impacto dessa incerteza já se faz sentir em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba. No município, que conta com quatro autoescolas, a previsão é sombria: estima-se que 30 pessoas sejam diretamente afetadas por demissões, gerando um considerável impacto social e econômico na região.

A Nova Lei permite que o curso teórico seja realizado de forma remota, online e, em alguns casos, até gratuitamente, eliminando a obrigatoriedade de frequentar aulas presenciais nos CFCs. Além disso, discute-se a possibilidade de aulas práticas com instrutores autônomos ou em veículos particulares.

A medida visa desburocratizar e baratear o custo final da CNH para o cidadão. No entanto, a Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) critica a mudança, argumentando que ela não apenas coloca em risco a qualidade da formação dos motoristas, mas ignora o papel social dos CFCs. Um representante do setor local reforça o drama: “Em Cajazeiras, 30 pais e mães de família podem ficar sem sustento”.

Foto: Lia de Paula/Agência Senado

D1 com Coisas de Cajazeiras

Gostou Compartilhe..