A partir desta terça-feira (13), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possam ter sido prejudicados por descontos associativos indevidos em seus benefícios começarão a receber notificações por meio do aplicativo Meu INSS. Esses beneficiários serão informados detalhadamente sobre os valores descontados e as entidades envolvidas, sendo necessário que indiquem se autorizaram ou não tais cobranças.
A medida visa corrigir eventuais irregularidades relacionadas a descontos realizados sem consentimento dos segurados em nome de associações, sindicatos ou entidades diversas. A partir de quarta-feira (14), aqueles que identificarem descontos não autorizados poderão solicitar o ressarcimento diretamente pelo próprio aplicativo Meu INSS, de forma rápida e segura.
É importante destacar que 27 milhões de segurados que nunca tiveram descontos associativos em seus benefícios já foram notificados na última quarta-feira (8). Estes, portanto, não correm risco de prejuízo financeiro, segundo o INSS.
Atenção a golpes
O INSS reforça que o único canal de comunicação oficial será o aplicativo Meu INSS. Não haverá ligações telefônicas, envio de mensagens SMS ou contatos por WhatsApp para tratar desse assunto. A recomendação é que os beneficiários acessarem o aplicativo regularmente para conferir as notificações, que aparecem automaticamente ao abrir a plataforma.
Em caso de dúvidas, os segurados podem entrar em contato com a central de atendimento do INSS pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Redes oficiais do INSS:
- Instagram: @inss_oficial_gov
- Threads: @inss_oficial_gov
- X (ex-Twitter): @INSS_oficial
- Facebook: INSS
- YouTube: INSS Oficial
- TikTok: @inss.gov.br
Redação D1