Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência realiza mais de 47 mil atendimentos em quatro anos de funcionamento

O Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADAPD), realizou 47.106 atendimentos multidisciplinares e emitiu 11.322 laudos para crianças e adultos desde que foi criado, em 2020. Implantado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), o serviço funciona anexo ao Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

A avaliação é realizada por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas. A iniciativa tem como foco principal a emissão de laudos médicos que garantem o acesso das pessoas com deficiência a serviços essenciais, incluindo benefícios assistenciais, previdenciários, e a inclusão no mercado de trabalho, saúde e educação. Com o trabalho realizado no NADAPD, o Governo da Paraíba busca proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida, bem-estar e cidadania das pessoas atendidas.

A oferta e prática do serviço é de grande importância no fortalecimento da inclusão social e da cidadania, proporcionando uma rede de apoio e suporte para as pessoas com deficiência e suas famílias, além de garantir o cumprimento dos direitos sociais. Uma das pessoas beneficiadas com o serviço foi Aurizete Batista, de Campina Grande, mãe do pequeno Davi Batista, 9 anos. Ela disse que procurou o serviço, pois o filho apresentava sinais que apontava para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

“Quando eu cheguei aqui, eu vinha de um processo longo, o pai dele tinha acabado de falecer e ele estava muito em crise e eu sem saber o que fazer, eu cheguei aqui em desespero total. Aqui fui muito bem acolhida por toda equipe. Esse suporte fez toda a diferença, pois recebi o laudo com o que realmente ele tinha, e orientações importantes para entender melhor as necessidades do meu filho e garantir que ele tenha o acompanhamento adequado”, disse Aurizete.

Segundo a coordenadora do NADPD, Siudete Costa, o serviço tem um compromisso permanente com a inclusão e a humanização do atendimento às pessoas com deficiência. “Buscamos não apenas oferecer suporte, mas também promover ações que garantam um ambiente acolhedor e acessível”. Ainda de acordo com a coordenadora, cada iniciativa que é realizada no local tem o objetivo de respeitar a diversidade e fortalecer os direitos das pessoas que buscam atendimento no espaço com o propósito de tornar a saúde pública cada vez mais inclusiva e sensível às necessidades de todos.

Para ter acesso aos serviços, os interessados devem seguir as seguintes recomendações: Deficientes Físicos, Visuais e Auditivos devem realizar o agendamento por meio do Escritório de Representação do Governo do Estado, que fica localizado na rua Benjamin Constant, 146, Estação Velha. 

Pessoas com Deficiência Intelectual e com Transtorno do Espectro Autista devem realizar a marcação pelo e-mail nadpdcampina@gmail.com, que é disponibilizado na página do Instagram (@nadpd.cg). O NADPD funciona na Avenida Floriano Peixoto, nº 4700, anexo ao Hospital de Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes.

SECOM/PB

Gostou Compartilhe..