O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) afirmou nesta terça-feira (21) que o Partido dos Trabalhadores ainda não definiu qualquer apoio para as eleições de 2026 na Paraíba. A declaração ocorre em meio à movimentação política que envolve a filiação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, ao MDB, marcada para o dia 7 de novembro. O movimento pode abrir caminho para uma chapa majoritária com Cícero candidato ao governo do estado e o senador Veneziano Vital do Rêgo disputando a reeleição.
Cartaxo deixou claro que o PT ainda não firmou compromisso com nenhuma candidatura e defendeu que as decisões sejam tomadas de forma coletiva, dentro do diretório estadual.
“Não, não tá confirmado. O PT, aliás, junto com ninguém ainda. Nós vamos tomar essa decisão com o diretório estadual. Vamos fazer essa avaliação. Acho que é o momento oportuno do PT fazer esse debate, fazer essa discussão”, declarou o deputado.
Segundo Cartaxo, a entrada de Cícero no MDB é um fator que naturalmente aquece o cenário político, mas qualquer definição de apoio deve considerar a estratégia de fortalecimento do PT no estado. Ele ressaltou ainda o papel de Veneziano como aliado do presidente Lula no Congresso, mas ponderou que o partido precisa avaliar qual espaço deseja ocupar na chapa majoritária.
“Acredito que o melhor caminho é fazer essa discussão aqui, fortalecendo o partido. Ampliar a bancada estadual e federal é fundamental, mas também não podemos abrir espaço numa chapa majoritária sem uma estratégia clara”, destacou.
Luciano Cartaxo também reforçou que o partido já tem uma posição de apoio ao governo estadual de João Azevêdo, mas alertou para a necessidade de definir o posicionamento do PT em relação à eleição de 2026 com foco na ampliação de sua presença política.
“Precisamos ampliar o nosso espaço político na Paraíba e sair das eleições maiores e mais fortalecidos do que entramos”, concluiu.
D1 com PB Agora