Na manhã desta quinta-feira (5), o Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras, foi palco de um importante ato de compromisso social e educacional. As Comissões de Direitos Humanos e de Ações para a Cidadania da OAB Subseção de Cajazeiras, representadas pelos advogados Victor de Saulo, Bráulio Quirino e Ernany Quirino, formalizaram uma parceria com a 9ª Gerência Regional de Educação (9ª GRE) para a implementação do projeto “OAB na Escola”.
A iniciativa tem como objetivo levar, de forma didática e acessível, conhecimentos jurídicos essenciais para estudantes da rede estadual de ensino na região. O projeto prevê a realização de palestras educativas sobre temas como:
- Direitos e garantias fundamentais
- Direitos humanos
- Noções básicas de direito constitucional
- Violência doméstica e familiar
- Cidadania e democracia
Segundo a OAB Cajazeiras, a proposta é promover o diálogo e a conscientização nas escolas, contribuindo para a formação de uma juventude mais consciente de seus direitos e deveres. As ações serão conduzidas pelos membros das comissões envolvidas, que atuarão diretamente nas unidades escolares a partir de um cronograma a ser definido em conjunto com a 9ª GRE.
Além da assinatura do termo de cooperação, também foi lançada a edição 2025 do projeto “Leitura: Expressão da Liberdade”, que tem como finalidade arrecadar livros didáticos e paradidáticos para destinação a bibliotecas de unidades prisionais, casas de acolhimento e ONGs da região.
O projeto busca dar um novo destino a livros que seriam descartados, fortalecendo o direito à educação, inclusive em espaços de restrição de liberdade, e promovendo a reinserção social por meio da leitura.
Durante o evento, o advogado Ernany Quirino destacou a importância do momento.
“Mais uma vez, a OAB reforça o seu papel social na busca por uma sociedade mais justa, livre e solidária. Acreditamos na educação, nos direitos humanos e no pleno exercício da cidadania como elementos verdadeiramente transformadores da nossa realidade”, afirmou.
A iniciativa marca mais um passo da OAB Cajazeiras na construção de pontes entre o direito e a comunidade, mostrando que o papel da advocacia vai além do tribunal, sendo também instrumento de inclusão, conscientização e cidadania.
D1 com Diário do Sertão