A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs), deu início nesta terça-feira (13), em João Pessoa, à Oficina Mosaic – Aprimoramento da Vigilância dos Vírus Respiratórios na Paraíba. O evento, que segue até sexta-feira (16), tem como objetivo qualificar a detecção e a resposta a vírus como influenza e Covid-19 em todo o estado.
A iniciativa é promovida em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Ministério da Saúde e outras entidades, reunindo gestores, técnicos e profissionais das áreas de vigilância, laboratórios, assistência e imunização.
Durante a abertura, a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, destacou que o foco está na vigilância integrada, aliando atuação laboratorial, imunização, assistência médica e detecção precoce. “Vamos capacitar nossos sistemas para que estejam mais preparados diante de futuras emergências em saúde pública”, afirmou.
O representante do Ministério da Saúde, Daniel Coradi, ressaltou que a oficina busca aprimorar o uso de novas tecnologias e estratégias de coleta e análise de dados, criando um mosaico de ações que melhore a resposta regional a surtos e pandemias.
Participam do evento representantes do Lacen-PB, unidades sentinelas, Vigilância Epidemiológica, Cievs, Renaveh-PB, Núcleo Estadual de Imunizações e outros setores estratégicos da saúde estadual.
Redação D1