Uma nova fase da Operação Sem Desconto foi deflagrada nesta quinta-feira (18) para investigar um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões, com ações realizadas também na Paraíba. A ofensiva foi conduzida pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU).
Nesta etapa, estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares determinadas pelo Supremo Tribunal Federal. As ordens judiciais são executadas, além da Paraíba, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.
Segundo as investigações, o esquema envolvia a inserção de dados falsos em sistemas oficiais para viabilizar descontos indevidos nos benefícios previdenciários, sem autorização dos aposentados e pensionistas. Os investigadores também apuram crimes como estelionato previdenciário, organização criminosa e ocultação e dilapidação de patrimônio.
A nova fase da Operação Sem Desconto tem como objetivo aprofundar a identificação dos envolvidos e esclarecer a dimensão dos prejuízos causados às vítimas. A Polícia Federal e a CGU seguem analisando documentos e materiais apreendidos para identificar outros possíveis integrantes do esquema e o destino dos recursos desviados.
D1 com Paraíba Já