A deputada federal Carol De Toni (PL-SC) protocolou na tarde desta quarta-feira (18) requerimento no qual pede que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, preste esclarecimentos sobre o Caso Master na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
O pedido se baseia no art. 58, §2º, V, da Constituição Federal, que autoriza as comissões do Congresso a convidar autoridades para prestar esclarecimentos quando houver interesse público relevante.
O pedido é o primeiro do tipo na Câmara. Até agora, apenas o Senado debate a ida de Toffoli. Há requerimentosnesse sentido na CPI do Crime Organizado que devem ser analisados na próxima semana.
“O que estamos vendo não são dúvidas pequenas ou questões técnicas isoladas. Estamos falando de decisões que levantam suspeitas graves, possível conflito de interesses e concentração de poderes nas mãos de quem deveria garantir a imparcialidade. O Parlamento não pode fechar os olhos. Se há algo errado, precisa ser esclarecido diante do povo brasileiro”, afirmou a deputada.
Foto: Andressa Anholete/STF
D1 com CNN/Brasil