A Ouvidoria do Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no inicio do mês de setembro, a capacitação “Módulo de Triagem Fala.BR”. O objetivo foi orientar os gestores e ouvidores da Ebserh sobre a implantação deste módulo na Plataforma Fala.BR, a qual é um canal integrado de ouvidoria e acesso à informação do Governo Federal. Foi um treinamento online, com participação de integrantes do HUJB-UFCG e de outras unidades hospitalares da Rede Ebserh.
O Módulo de Triagem está sendo utilizado inicialmente pela Sede da Ebserh e por três hospitais universitários administrados por esta empresa pública, dentre eles, o HUJB-UFCG. Essa funcionalidade auxiliará as ouvidorias no processamento inicial das manifestações recebidas, como denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios. Os pedidos de acesso à informação de órgãos e entidades do poder público continuam sendo recebidos pela Plataforma Fala.BR e encaminhados via processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Para o ouvidor do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ/Ebserh), Anderson da Gama, ministrante na capacitação, a implementação desse módulo é um passo importante também para a rede se adequar às orientações da Controladoria-Geral da União (CGU) em relação às diretrizes de tratamento das manifestações. “Proporcionará uma entrega mais ágil aos usuários, além de confidencialidade e rastreabilidade das informações tramitadas por meio da Ouvidoria para a gestão da unidade hospitalar”, disse Anderson.
Idelane da Silva, ouvidora do HUJB, acrescentou que a implementação da funcionalidade se trata de um avanço tecnológico que facilita o fluxo das manifestações e garante maior integridade e segurança na tramitação das informações. “Além disso, contribui significativamente para mitigar possíveis vazamentos de dados pessoais dos usuários”, frisou a ouvidora.
Anderson da Gama também evidenciou que a tramitação das manifestações é muito mais rápida do que via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). “Com a utilização do Módulo de Triagem do Fala.BR, fazemos a tramitação diretamente para o setor responsável, que pode responder diretamente nessa plataforma, sem a necessidade de criação de um processo para essa finalidade”, afirmou o ouvidor do CH-UFRJ.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
D1 com Ascom/HUJB


