Pablo Leitão rebate denúncias de Wallber Virgolino e defende estrutura da UPA e Hospital Regional de Cajazeiras; ouça

O médico Pablo Leitão (PSB), ex-candidato a prefeito de Cajazeiras, se pronunciou de forma firme nesta quarta-feira (14) em participação no Programa Boca Quente da Difusora Rádio Cajazeiras, a em defesa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), após críticas feitas pelo deputado estadual Wallber Virgolino (PL) sobre supostos problemas na gestão das unidades de saúde. Segundo o parlamentar, haveria falhas graves no atendimento, como falta de medicamentos e superlotação, o que foi veementemente rebatido por Pablo.

Leitão afirmou que as críticas de Virgolino demonstram desconhecimento da realidade local e reforçou que a UPA de Cajazeiras é uma unidade regional, responsável por atender a população de 15 municípios, tanto no setor adulto quanto pediátrico. Ele lembrou que, desde o fechamento do Hospital Infantil (HHBB), o governo do Estado assumiu a responsabilidade pelo atendimento pediátrico na cidade.

“Nós temos quatro médicos atendendo durante o dia e três no período noturno, além de uma equipe preparada para estabilizar os pacientes e encaminhá-los aos hospitais adequados. A demanda realmente aumenta nesse período sazonal, entre março e agosto, especialmente em pediatria. Mas tudo está dentro do esperado e sob controle”, assegurou o médico.

Leitão ainda destacou que apenas na última terça-feira foram realizados mais de 180 atendimentos entre 7h e 19h na UPA. Ele apelou para que os municípios da região também façam o primeiro atendimento de pacientes menos graves, ajudando a desafogar a unidade cajazeirense.

Ampliação e novos investimentos

O médico anunciou ainda que a UPA está passando por uma ampliação significativa, aumentando de 11 para 33 leitos, com investimentos do governo estadual. Além disso, destacou a transformação da antiga maternidade em um Hospital Materno-Infantil, com investimento superior a R$ 21 milhões, incluindo leitos de UTI neonatal e pediátrica, centro cirúrgico com cinco salas, e estrutura voltada para partos humanizados.

“O governo João Azevêdo tem sido sensível às necessidades da nossa região. O secretário Ari Reis tem dado todo o suporte para que essas melhorias aconteçam”, afirmou.

Resposta à “pirotecnia” política

Pablo também comentou declarações do deputado Wallber Virgolino, que segundo ele, estaria buscando visibilidade através de “pirotecnia política”.

“Acho que o deputado deveria se informar melhor antes de fazer acusações infundadas. Ele deveria contribuir com Cajazeiras, encaminhar emendas e ajudar de fato, ao invés de criar alardes nas redes sociais e imprensa”, disparou.

O médico reiterou que tanto a UPA quanto o Hospital Regional estão bem abastecidos de medicamentos, inclusive os soros para picadas de cobra e escorpião, e que as denúncias sobre falta de insumos não procedem.

Cirurgias eletivas e tempo de espera

Questionado sobre a demora nas cirurgias eletivas, Pablo explicou que a maior parte dessas cirurgias são ortopédicas e que, embora o paciente não saia do hospital, os prazos de espera têm diminuído significativamente.

“Antes, um paciente podia esperar até 20 dias por uma cirurgia eletiva. Hoje, na maioria dos casos, em até três ou quatro dias conseguimos resolver”, explicou.

Por fim, o médico reforçou o compromisso da equipe de saúde da cidade e do governo estadual com um atendimento de qualidade à população do Alto Sertão.

“Estamos prontos para ajudar. Cajazeiras recebe pacientes de Conceição, Serra Grande, de toda a região. E estamos dando conta, com esforço, seriedade e compromisso”, concluiu.

Ouça a participaçao do medico Pablo no Programa Boca Quente:

Redação D1

Gostou Compartilhe..