Paraíba se consolida como o estado com o menor custo de energia elétrica do Brasil em 2025

A Paraíba alcançou um marco histórico na infraestrutura nacional. De acordo com os dados recém-divulgados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o estado ostenta o título de menor custo de energia elétrica do país. 

O indicador considera a tarifa média de energia (com impostos) praticada para os consumos comercial, residencial, industrial e rural, ponderada pela participação de cada classe no consumo total de energia, com base em informações da Aneel. 

​A tarifa média residencial e industrial no estado posicionou-se como a mais competitiva entre as 27 unidades federativas, servindo como um diferencial estratégico para a atração de empresas e para o alívio no orçamento das famílias paraibanas. 

“O preço da energia tem um peso importante no momento da definição do local para instalação de um novo empreendimento. Quando em um estado a tarifa de energia é menor que a média nacional, ele proporciona redução no custo de produção e aumenta a margem de lucro das empresas, além de atrair novos players do mercado”, ressalta o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins.​

​O Ranking do CLP é uma das ferramentas mais respeitadas do país para medir a eficiência da gestão pública. Em 2025, a Paraíba manteve sua posição como o estado mais competitivo do Nordeste e subiu para a 11ª posição no ranking geral nacional.

D1 com Secom/PB

Gostou Compartilhe..