A Paraíba se destacou no levantamento “Elite Parlamentar 2025”, realizado pela consultoria Arko Advice e publicado pela colunista Roseann Kennedy, de O Estado de S. Paulo. O estudo, um dos mais relevantes na avaliação de desempenho político no país, apontou seis parlamentares paraibanos entre os mais influentes do Congresso Nacional.
O ranking leva em consideração a atuação de deputados e senadores como líderes formais e informais, avaliando sua capacidade de articulação, diálogo e influência nas decisões políticas — tanto no Legislativo quanto junto ao Executivo e ao Judiciário.
Parlamentares da Paraíba que integram a elite política nacional
Câmara dos Deputados
- Aguinaldo Ribeiro (PP) – Líder da Maioria no Congresso Nacional
- Gervásio Maia (PSB) – Relator da LDO 2026
- Hugo Motta (Republicanos) – Presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle
Senado Federal
- Daniela Ribeiro (PP) – 1ª Secretária da Mesa Diretora
- Efraim Filho (União Brasil) – Líder do União Brasil
- Veneziano Vital do Rêgo (MDB) – Líder da Maioria
Esquerda supera bolsonarismo em influência
O estudo também mostra que, apesar de o PL de Jair Bolsonaro continuar com a maior bancada do Congresso, são os partidos de esquerda e de base popular, como PT e PCdoB, que concentram mais parlamentares influentes.
De acordo com a Arko Advice, 79 deputados e 41 senadores figuram entre os nomes mais influentes — aqueles que negociam com o Executivo, representam grupos de pressão, articulam consensos e deixam sua marca no processo legislativo.
Além dos líderes formais, o levantamento destaca figuras “informais” de peso, como Orlando Silva (PCdoB-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), reconhecidos por seu papel de articulação e influência nos bastidores da política nacional.
Confira:
D1 com Polêmica Paraíba


