A tradicional emissora Patamuté FM, sediada em Cajazeiras, Paraíba, celebra nesta sexta-feira (28) seus 45 anos de fundação. Segunda rádio em Frequência Modulada (FM) da Paraíba e a primeira do sertão do estado, a emissora marcou época com sua proposta inovadora e sua ampla abrangência regional.
Foi no dia 28 de março de 1980 que as ondas moduladas da Patamuté FM, na frequência 94,05 MHz, passaram a cobrir um raio de 200 quilômetros, alcançando não apenas diversas cidades da Paraíba, mas também localidades no Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Com um formato diferenciado para a época, a emissora iniciou suas transmissões com uma programação enlatada, oriunda da FM Transamérica de São Paulo, destoando dos conteúdos das rádios AM da cidade, como a Rádio Alto Piranhas e a Difusora Rádio Cajazeiras. Posteriormente, passou a incorporar produções da Rádio Caetés FM, de Caetés, Pernambuco, buscando diversificar ainda mais seu conteúdo.
No final de 1985, a emissora passou por uma importante transformação com a venda para o grupo Cavalcante Primo. A nova gestão implementou uma programação local ao vivo, com profissionais contratados para dar um novo dinamismo à rádio. Nomes como Sirlene Brandão (RJ), Paulo Silva (CE), Maxwel Vieira (Campina Grande-PB), Ivan Costa (Guarabira-PB), Jota Júnior (João Pessoa-PB) e George Sandro (Cajazeiras-PB) passaram a integrar a equipe da emissora.
A Patamuté FM inicialmente operava no Morro do Cristo Rei, na zona leste de Cajazeiras, mas no início dos anos 1990 transferiu-se para o Centro da cidade, estabelecendo-se na Rua Juvêncio Carneiro, onde permanece até hoje.
Outro marco significativo ocorreu em 28 de março de 2008, quando, em comemoração aos seus 28 anos, a rádio atendeu ao pedido de seu proprietário, José Cavalcante, e inseriu na programação o programa jornalístico “Linha de Frente”. Comandado na época pelos radialistas Jarisma Pereira e Abrantes Júnior, o programa segue até hoje no ar de segunda a sábado, das 6h às 8h, apresentado por Denis Ferrari, Amaury Furtado e Chagas Amaro, consolidando-se como uma referência em informação e análise para os ouvintes da emissora.
Ao longo dessas quatro décadas e meia, a Patamuté FM manteve-se firme na sua missão de informar, entreter e conectar o público sertanejo, atravessando gerações e acompanhando as transformações do meio radiofônico. Com uma trajetória marcada por inovação e compromisso com a audiência, a emissora continua a ser um dos principais veículos de comunicação da região.
Redação D1