A Paraíba é o quinto estado do Brasil com o maior número de pessoas resgatadas de trabalhos com condições análogas à escravidão. Ao todo, foram 253 trabalhadores resgatados em 2025.
Além da Paraíba, no ranking dos estados com maior número de trabalhadores resgatados, estão: Mato Grosso (607), Bahia (482), Minas Gerais (393) e São Paulo (276).
Em todo o país foram resgatadas 2.772 pessoas em situações de trabalho análogo à escravidão em 1.594 ações fiscais realizadas em todo o território nacional, com garantia do pagamento de mais de R$ 9 milhões em verbas rescisórias às vítimas. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), nesta quarta-feira (28).
Como denunciar
O Disque 100 funciona 24 horas por dia, de forma gratuita, incluindo sábados, domingos e feriados. O canal permite o registro de denúncias relacionada a violações de direitos humanos, da qual a pessoa seja vítima ou tenha conhecimento, de maneira identificada ou anônima.
Para entrar em contato com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, basta discar 100 do telefone fixo ou celular. O canal também pode ser acessado por meio do WhatsApp (61) 99611-0100; Telegram (digitar “direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo); e pelo site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, disponível também para videochamadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Foto: Wellyngton Souza/Sesp-MT
D1 com Mais PB