O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima anunciou nesta terça-feira (9), por meio de um vídeo divulgado em suas redes sociais, que não disputará as eleições de 2026. Em um comunicado marcado por tom reflexivo e de gratidão, Pedro explicou os motivos da decisão, falou sobre o cenário político atual e revelou novos planos para sua trajetória pessoal e profissional.
Logo no início, o ex-parlamentar afirmou que sua decisão já era perceptível para aqueles que acompanham de perto a política:
“Passando aqui para compartilhar uma decisão que, para quem acompanha o debate público um pouco mais de perto, já está bastante perceptível. (…) Eu decidi não disputar a eleição no ano que vem.”
Pedro avaliou o atual contexto político paraibano e destacou a reorganização da oposição no Estado:
“Existe uma nova configuração para disputa ao governo do Estado. É bom ver a oposição, uma importante crescente.”
Segundo ele, passada a eleição, sua intenção é somar-se ao movimento oposicionista, contribuindo com debates e ações em prol da Paraíba.
Além da nova atuação política, Pedro Cunha Lima revelou que pretende retomar a vida acadêmica. O ex-deputado informou que planeja realizar um novo mestrado na área de políticas públicas:
“Passada a eleição, eu decidi resgatar um sonho antigo, que é fazer um novo mestrado desta feita em políticas públicas. Eu acredito na importância do estudo, da qualificação.”
Ele reforçou que deseja se preparar melhor para os desafios futuros, sejam eles quais forem.
Mesmo com a decisão de não concorrer, Pedro afirmou que continuará acompanhando o processo político até o pleito, especialmente por sua ligação com o PSD:
“Com o PSD, o partido que o presidente Kassab confiou em mim aqui na Paraíba, quero corresponder com o crescimento do partido.”
Em tom emotivo, o ex-deputado fez um balanço dos seus dez anos de vida pública:
“O sentimento que mais me preenche é o da mais sincera e comovida gratidão por tanto apoio, tanto incentivo, tanta confiança que recebi.”
Ele destacou ter buscado exercer seus mandatos com integridade e dedicação:
“Busquei me dedicar com o meu melhor para corresponder a tanto apoio que recebi ao longo desse tempo.”
Pedro também reafirmou seu compromisso com pautas sociais, especialmente na área da educação, que sempre marcou sua atuação política:
“Existe um ativismo que não vai sair de mim (…) buscar uma educação de qualidade, vaga de creche, cuidado na primeira infância, alfabetização na idade certa. Essas coisas me movem.”
Ao final do vídeo, ele agradeceu aos apoiadores e reforçou sua decisão:
“Muito obrigado por tudo e por todos que me acompanharam até aqui. A luta continua, vou continuar buscando colaborar, mas (…) não devo disputar a eleição no ano que vem.”
Com isso, Pedro Cunha Lima encerra um ciclo, abre espaço para novos projetos e reafirma sua disposição de continuar contribuindo com a vida pública, ainda que fora das urnas.
Veja o vídeo:
Redação D1