Pela primeira vez estudantes da Paraíba representarão o estado no Desafio Liga Jovem de Empreendedorismo

Estudantes da Paraíba estão na final nacional do Desafio Liga Jovem (Foto: Reprodução)

A Paraíba terá, pela primeira vez, um grupo de estudantes participando da etapa nacional do Desafio Liga Jovem, a maior competição de empreendedorismo do Brasil, organizada pelo Sebrae e pelo Instituto Ideias do Futuro. A equipe GaiaComp, da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité, conquistou a vaga após vencer as fases estadual e regional da competição, na modalidade ensino técnico.

O projeto desenvolvido pela equipe GaiaComp é uma composteira tecnológica equipada com sensores que monitoram temperatura e umidade no processo de decomposição do material orgânico. A iniciativa visa incentivar práticas sustentáveis e melhorar a gestão de resíduos orgânicos, com foco em facilitar o uso de composteiras em residências.

Os integrantes da GaiaComp, Agnes Louise da Silva, Giovanni Silva Souto, Rone Raiz Araújo e Wildson Santos Soares, sob a coordenação do professor João Paulo Silva, competirão na categoria Ensino Profissional ainda este ano, em São Paulo.

Além da participação na competição nacional, o Sebrae/PB anunciou planos para a realização de um Hackathon em Cuité em 2025, com o envolvimento de alunos do Instituto Federal de Educação de Picuí, que também foi premiado na etapa estadual do Desafio Liga Jovem.

O Desafio Liga Jovem, segundo a gerente de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, vem consolidando-se como um evento chave para o incentivo ao empreendedorismo digital nas escolas. Os estudantes que avançarem na etapa nacional concorrerão a uma viagem internacional com todas as despesas pagas e a uma imersão em uma cidade brasileira referência em inovação e tecnologia.

Paraíba Busines

Gostou Compartilhe..