PGR pede inquérito sobre atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA contra autoridades brasileiras

A Procuradoria-geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (26) uma abertura de inquérito para investigar a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) pela atuação nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

A PGR citou no documento publicações em redes sociais e entrevistas a veículos estrangeiros do deputado federal. “Há manifesto tom
intimidatório para os que atuam como agentes públicos, de investigação e de acusação, bem como para os julgadores na Ação Penal”, diz a PGR.

Além disso, a PGR afirma que se nota motivação retaliatória, que se acena como advertência para a Polícia Federal, PGR e o Supremo Tribunal Federal. “A ameaça consiste na perspectiva de inflição de medidas punitivas pelo governo norte-americano, que o sr. Eduardo, apresentando-se como junto a ele particularmente influente, diz haver conseguido motivar, concatenar, desenvolver e aprovar em diversas instâncias”, diz o pedido.

O documento, assinado por Paulo Gonet, pede para a Polícia Federal monitorar o conteúdo publicado por Eduardo Bolsonaro, a oitiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, pai do deputado federal e esclarecimentos de Eduardo sobre as publicações e declarações, além de depoimentos de autoridades diplomáticas brasileiras.

Eduardo Bolsonaro está desde março nos Estados Unidos, quando anunciou a licença do mandato parlamentar para morar no país. Ele afirma que se mudou ao país para “não ser perseguido” e que iria buscar “as devidas sanções aos violadores dos direitos humanos no Brasil”.

D1 com Band.com.br

Gostou Compartilhe..