O Partido Liberal (PL) oficializou, nesta segunda-feira (22), a pré-candidatura do deputado estadual Wallber Virgolino à Prefeitura de Cabedelo para as eleições suplementares de 2026. A decisão foi tomada após reunião entre o parlamentar e o presidente estadual da legenda, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que também deverá coordenar a campanha no município.
Além do aval do PL, Wallber contará com o apoio do senador Efraim Filho (União Brasil). A aliança marca uma reaproximação política, já que nas eleições municipais de 2024 Efraim esteve no campo oposto, apoiando André Coutinho, posteriormente cassado pela Justiça Eleitoral. Segundo interlocutores dos dois partidos, o entendimento em Cabedelo é reflexo da aliança firmada entre PL e União Brasil para as eleições gerais de 2026 no estado.
Na última disputa municipal, Wallber Virgolino obteve 21,46% dos votos, somando 8.413 sufrágios, ficando atrás do então vencedor, que alcançou 25.966 votos.
As eleições suplementares em Cabedelo foram determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), após a cassação dos mandatos do prefeito André Coutinho (Avante), da vice-prefeita Camila Holanda (PP) e do vereador Márcio Silva (UB), por irregularidades no processo eleitoral de 2024, incluindo acusações de compra de votos com influência de facções. Com a decisão, o presidente da Câmara Municipal, Edvaldo Neto, assumiu interinamente a administração da cidade.
O novo cenário político também inclui outros nomes cotados para a disputa, como Ricardo Barbosa (PSB), Jaqueline, do Podemos, e a ex-vice-prefeita Camila Holanda, que não foi atingida pela inelegibilidade. O pleito suplementar foi marcado pelo TRE-PB para o dia 12 de abril de 2026, com votação eletrônica.
Redação D1