Uma arma de grosso calibre, com alto poder de destruição, foi apreendida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) na manhã desta quarta-feira (26), no bairro da Palmeira, em Campina Grande, Agreste da Paraíba. De acordo com a Polícia Civil, o armamento é de uso restrito, possui capacidade para perfurar blindagens e até derrubar aeronaves. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.
A apreensão foi resultado de uma ação integrada da Draco com foco na elucidação de dois crimes recentes que chocaram a população campinense: o assalto a uma agência bancária no bairro da Prata e o ataque a uma cooperativa de crédito no Centro da cidade, onde um vigilante de 33 anos acabou morto durante a ação criminosa.
Segundo o delegado Alex Amorim, responsável pelas investigações, a arma estava escondida em uma residência alugada por um dos investigados, e já vinha sendo negociada com facções criminosas. “O armamento estava sendo oferecido para grupos que atuam em assaltos a carros-fortes, para ser utilizado em futuros ataques em Campina Grande. Com essa apreensão, conseguimos enfraquecer a estrutura de organização desses grupos e inibir novas ações”, declarou.
Além da arma, a polícia investiga a atuação de uma possível rede de apoio aos criminosos. Desde o início das investigações, seis pessoas já foram presas. Um novo suspeito se apresentou voluntariamente na terça-feira (25), após a morte de um dos investigados que reagiu à abordagem policial no último sábado.
O armamento será submetido à perícia pelo Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba. A análise deverá ajudar a rastrear a origem da arma, sua trajetória até Campina Grande e se ela foi utilizada em outras ações criminosas.
O delegado Alex Amorim fez um alerta a outros possíveis envolvidos: “Se tiver alguém envolvido com essa arma ou com esses crimes, que se apresente. A investigação está avançando e a responsabilização vai ocorrer”.
A Polícia Civil da Paraíba segue com diligências e mantém esforços para identificar todos os envolvidos, reforçando o compromisso com o combate ao crime organizado e à violência no estado.
D1 com g1/PB