Com raízes históricas que atravessam gerações, a indústria da mineração sempre foi uma das atividades econômicas mais tradicionais do interior da Paraíba, especialmente nas regiões do Cariri, Sertão, Seridó e Curimataú. E o potencial de crescimento desse setor foi debatido durante o Primeiro Encontro da Indústria de Mineração, realizado na manhã desta terça-feira (22), no município de Junco do Seridó. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento reuniu empresários, autoridades e representantes do setor para discutir os rumos e as oportunidades da mineração paraibana.
Marcadas pela extração de minérios como caulim, quartzo e bentonita, essas regiões carregam um imenso potencial de crescimento, geração de renda e desenvolvimento regional. Por isso, o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, que também preside o Sindicato da Indústria de Extração de Minerais não Metálicos do Estado da Paraíba (SINDMINERAIS/PB), fez a abertura do evento destacando a importância de aproximar a federação dos empresários locais, fortalecendo parcerias que possam impulsionar o setor.
“Nosso objetivo é estar ao lado do setor produtivo, entender suas demandas e construir soluções conjuntas. A mineração tem um papel estratégico para o desenvolvimento econômico do nosso estado, e a FIEPB, em parceria com a prefeitura, através desse evento, está abrindo caminhos para novas oportunidades que virão”, pontuou o presidente.
O prefeito de Junco do Seridó, Paulo Fragoso, enalteceu a parceria entre o Sistema Indústria e os empresários locais como um diferencial para alavancar a cadeia produtiva da mineração. “Estamos muito felizes por abrir essa oportunidade para os industriais do segmento. Temos um grande potencial, em Junco e na região, e precisamos dessa parceria com todas as entidades para fortalecer a indústria, gerar mais emprego, renda e riqueza para o país. Só temos a agradecer à FIEPB e a todos os envolvidos”, frisou.
O encontro foi uma oportunidade estratégica para os industriais da região conhecerem mais de perto como o Sistema Indústria, por meio da FIEPB, SESI, SENAI e IEL, pode contribuir de forma concreta para o fortalecimento do setor, com soluções em qualificação profissional, saúde e segurança no trabalho, inovação tecnológica, assessoria técnica e estímulo ao empreendedorismo industrial, com foco nas necessidades específicas das empresas de mineração e suas cadeias produtivas.
Além da apresentação dos serviços, o evento contou com duas palestras, sendo uma sobre ‘Saúde e Segurança na Mineração’ e outra sobre ‘NR12 e Eficiência Operacional’, ministradas por técnicos do Sistema Indústria da Paraíba, apresentando instruções importantes para a qualificação dos serviços e processos, nas indústrias do setor.
Para o empresário Edilson Azevedo, o encontro foi uma oportunidade para fazer com que o potencial da mineração paraibana chegue a patamares cada vez mais elevados. “Isso é de uma grande importância porque a Paraíba precisa conhecer quais são os recursos disponíveis na mineração, em nossa região. Nós temos um grande potencial que pode ajudar no desenvolvimento da Paraíba, do Nordeste e do Brasil”, destacou.
O evento ainda contou com a participação do vice-presidente da FIEPB para a Região Sindical do Sertão, Clodoaldo Amorim, a superintendente do SESI Paraíba, Silvia Pereira, a diretora regional do SENAI, Daniela Almeida, e o superintendente interino do IEL Paraíba, Lucas Lyra, que, juntos, demonstraram como o Sistema Indústria pode ser um elo entre o setor produtivo e o desenvolvimento sustentável da região, marcando uma nova fase para a mineração na Paraíba, com o fortalecimento das economias regionais.
D1 com Ascom/SENAI