O PT acenou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disposição em apoiar o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a sucessão na Câmara.
Segundo relatos feitos à CNN, antes de dar respaldo ao nome de Motta, Lula telefonou para a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
O presidente questionou a dirigente nacional se Motta teria o apoio da bancada federal da sigla. Na ligação, Lula recebeu sinalização de Gleisi de que a candidatura não enfrentaria nenhuma resistência.
O próprio líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), participou do processo de desistência do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP).
Em uma união improvável, os líderes do PT e do PL se reuniram em mais de uma oportunidade com Marcos Pereira para tentar chegar a um consenso.
Nem o PT nem o PL têm simpatia pela candidatura do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e deram sinalizações positivas sobre a candidatura de Motta.
Hoje, com a desistência de Pereira, Motta se tornou o favorito para a sucessão de Arthur Lira, em fevereiro de 2025.
O esforço agora, tanto do PT como do PL, é tentar convencer Elmar a desistir da candidatura, na tentativa de lançar um nome único.
O movimento também tem sido feito sobre o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que ainda insiste na candidatura do deputado federal Antônio Brito (PSD-BA).
CNN