Radiotelescópio Bingo deve ser finalizado até dezembro e primeiras medições estão previstas para 2026, revela Cláudio Furtado

O radiotelescópio Bingo é um equipamento inovador que promete revolucionar a Paraíba no que se refere a ciência e tecnologia. O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Cláudio Furtado, comemora que a Paraíba se tornará um grande centro do fluxo de cientistas e pesquisadores, além de estudantes e curiosos da astronomia.

Todo o equipamento montado na cidade de Aguiar, distante cerca de 420 km de João Pessoa, vem diretamente de contêineres enviados da China. Até o momento o equipamento já recebeu quase 30 contêineres e “agora esperando os últimos 10 que aí todo esse lego montado aí para ser montado lá na na Serra do Urubu, em Aguiar”, segundo Cláudio Furtado.

A previsão é de que a montagem do radiotelescópio Bingo seja finalizada até o mês de dezembro de 2025. A partir daí começa o comissionamento, com a fase de testes, e as primeiras medições devem ser feitas nos primeiros meses de 2026. Cláudio Furtado explica que o radiotelescópio “vai passar por um tempo de teste para ver toda a questão dos ruídos que podem ser eliminados de outras fontes para começar no início do ano que vem, mais ou menos a partir de final de fevereiro, a fazer as suas medições”.

A escolha da cidade de Aguiar para a instalação do radiotelescópio Bingo foi feita por questões técnicas. O secretário Cláudio Furtado afirmou em entrevista a Clilson Júnior que os cientistas buscaram por um local com baixíssima interferência de determinados tipos de ondas. “Lá é uma área que a gente chama área de silêncio de rádio, ou seja, você tem pouca interferência, daí foi o lugar escolhido para instalação do radiotelescópio”, detalha.

Cidade da Astronomia

Para possibilitar uma completa infraestrutura necessária à instalação do radiotelescópio e para receber todos os cientistas, pesquisadores, estudantes e afins que irão circular na região, está sendo construída a Cidade da Astronomia, na cidade de Carrapateira.

“A cidade de Carrapateira, ela está a 9 km do radiotelescópio Bingo. Então, a escolha primeiro foi que ficasse uma distância razoável para a questão do deslocamento que você vai fazer e para trazer, por exemplo, os visitantes para o sítio do radiotelescópio. Então, a escolha de Carrapateira foi uma escolha técnica, porque do radiotelescópio para Aguiar, a gente tinha mais de 18 km. O governo está construindo uma estrada de acesso ao radiotelescópio”, detalha Cláudio Furtado.

A Cidade da Astronomia é um verdadeiro complexo que contará com planetário de última geração, além de outros equipamentos como centro de convenções e área de alimentação. Cláudio Furtado ainda explica a inovação do novo planetário que será instalado na região, que já pode ser considerado como o mais moderno do Brasil, uma geração à frente do que foi instalado recentemente em São Paulo. “Esse planetário é um planetário que é tem uma parte ótica, mas já bem mais mais moderno que é aquele de fibra ótica, ele consegue reproduzir o brilho, por exemplo, do céu noturno, como se você tivesse vendo uma estrela real e tem mais seis projetores que dá uma imersão tridimensional”, destaca.

D1 com Click PB

Gostou Compartilhe..