Seca deve se intensificar no Nordeste nos próximos meses, alerta INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta sobre o agravamento da seca no Nordeste do Brasil nos próximos meses. De acordo com previsões climáticas, a região deve enfrentar um período ainda mais severo de estiagem devido à influência do fenômeno El Niño, que provoca o aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico e impacta diretamente o regime de chuvas no país.

De acordo com o documento, a previsão indica chuvas abaixo da média climatológica em toda a Região e a seca deve se acentuar nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

Já em relação à temperatura do ar, o INMET espera que fique acima da média histórica em toda a região, com destaque para o sul do Maranhão e do Piauí, onde as
temperaturas podem ser mais elevadas.

Nos próximos três meses, a previsão aponta para baixos níveis de chuva na maior parte da região, com destaque para o Maranhão, sul do Piauí e da Bahia.

Na Paraíba é esperada uma diminuição das chuvas que devem atingir o litoral do estado em Dezembro. Essa precipitação vai se deslocar para o sertão do estado, deixando a faixa litorânea do estado com baixa umidade no solo, pois as chuvas previstas não serão suficientes para um aumento significativo no armazenamento.

Para os próximos meses, o INMET reforça a importância do monitoramento constante e da conscientização da população sobre o uso racional da água. A previsão climática é atualizada regularmente, e os dados estão disponíveis para que gestores públicos possam planejar ações de mitigação e assistência.

Com a iminência de um período crítico, a união de esforços será determinante para minimizar os impactos sociais e econômicos da seca no Nordeste.

Redação

Gostou Compartilhe..