Secretário de Cultura de Cajazeiras esclarece adiamento do resultado do FUMINC 2025 e anuncia nova data para divulgação; ouça

O secretário de Cultura de Cajazeiras, Eduardo Jorge, esclareceu, durante entrevista concedida nesta quinta-feira (17) ao programa Sempre Alerta, da Patamuté FM, os motivos que levaram ao adiamento da divulgação do resultado preliminar do FUMINC 2025 — Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. A expectativa inicial era de que os resultados fossem anunciados nesta quinta-feira, 16 de julho, mas, segundo o secretário, imprevistos na análise dos projetos e recomendações do Ministério Público exigiram um novo cronograma.

O FUMINC é o Fundo Municipal de Cientificatura, onde a gente entende mais a ansiedade daqueles que participam, mas é preciso ter cautela, comprometimento e compromisso para que esse resultado não venha a prejudicar ninguém diante dos acontecimentos”, afirmou Eduardo Jorge, ao reconhecer a expectativa dos artistas e produtores culturais da cidade.

De acordo com o secretário, o motivo principal do adiamento foi a necessidade de um tempo maior para a conclusão das análises dos projetos inscritos, além da recomendação recebida do Ministério Público de Cajazeiras, por meio da promotora Sara Galdino, que exigiu maior rigor na apuração de determinados pontos do edital.

Eduardo também revelou que, nos últimos dias, esteve afastado por questões de saúde, o que também impactou no andamento do cronograma. “Eu tive também um problema de saúde, uma semana afastado, porque tive dengue seguida de uma virose, e nesse meio tempo, recebemos uma recomendação do Ministério Público ligada especificamente ao FUMINC”, disse.

O secretário informou que a nova previsão para divulgação do resultado preliminar é a próxima quarta-feira (24). Em seguida, serão divulgados o resultado de habilitação e, até o dia 30 de julho, o resultado final com os projetos contemplados. Após essa etapa, será feita a assinatura dos termos de compromisso, seguida da liberação dos recursos e execução dos projetos culturais selecionados.

A decisão sobre o novo cronograma foi tomada em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura, que acompanha e delibera sobre as ações da Secretaria. “Nos reunimos na manhã de hoje com o Conselho, que nos assessora e orienta, e explicamos os motivos do adiamento. Tudo está sendo feito de forma resguardada, conforme o cronograma da cultura de Cajazeiras”, destacou.

Por fim, Eduardo Jorge reforçou que o FUMINC é um instrumento importante de fomento cultural, mas que só serão contemplados projetos de qualidade, que tenham impacto real na comunidade. “O projeto bom é aquele que tem abrangência, que realmente acontece, que não tem pendências anteriores. O proponente precisa estar adimplente para fazer jus ao recurso, que deve beneficiar, sobretudo, a comunidade”, concluiu.

O FUMINC é uma das principais políticas públicas de incentivo à cultura em Cajazeiras e, em sua edição 2025, pretende ampliar o alcance e a diversidade dos projetos culturais executados na cidade.

Ouça:

Redação D1

Gostou Compartilhe..