Servidores da UEPB suspendem greve após acordo com o governo

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decretou o fim da greve dos servidores, iniciada em 22 de setembro, após aprovação da nova proposta do Governo do Estado. O acordo foi formalizado após reunião da mesa tripartite, realizada em 2 de dezembro, e inclui o pagamento do retroativo das progressões com um deságio de 40%, enquanto o saldo será parcelado em 20 vezes. O governo também garantiu concurso público em 2026 e a permanência do fórum tripartite de negociação.

Com o fim da paralisação, o retorno das aulas dependerá da reorganização do calendário acadêmico, que será discutido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A pró-reitora de Graduação, Vagda Gutemberg, e a pró-reitora adjunta explicaram que o novo calendário será apresentado na terça-feira (9) em reunião on-line aberta ao público. A gestão descartou a possibilidade de condensar três semestres em um único ano para não prejudicar a mobilidade dos estudantes.

O pró-reitor financeiro, Ricardo Soares, e a presidente da Aduepb destacaram que o acordo representa um avanço nas negociações, oferecendo mais segurança para servidores e estudantes, que aguardam a definição do novo calendário para o retorno das atividades acadêmicas.

Difusora1 com informações do Blog do Márcio Rangel

Gostou Compartilhe..