O presidente do Republicanos e deputado federal, Marcos Pereira, afirmou na manhã desta quarta-feira (4) que desistiu da candidatura à presidente da Câmara dos Deputados após apelos de “vários líderes de partidos que não possuem candidaturas”.
Pereira, que é atualmente vice-presidente da Câmara, decidiu indicar o líder de seu partido, Hugo Motta, para o posto de candidato. Segundo o deputado, abrir mão da disputa foi um gesto “em prol do Brasil”. O objetivo foi apresentar uma candidatura com mais chances de unificar consensos na Câmara “com serenidade, diálogo e previsibilidade”, afirmou em nota à imprensa.
“A candidatura à presidência da Câmara é uma construção coletiva com todos os líderes partidários e deputados. Sou mais um entre os 513”, enfatizou o tamanho do quórum da Câmara.
“Uma decisão em prol da Câmara, de todos os deputados e do Brasil”, encerra a nota sobre a mudança de candidatura.
A decisão foi comunicada por Marcos Pereira ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na tarde desta terça-feira (3/9), em reunião no Palácio do Planalto. Após encontro com Lula, Pereira informou também ao atual presidente da Câmara, Arthur Lira.
A expectativa é que Lira anuncie formalmente quem terá seu apoio ao comando da Câmara nesta semana. Os deputados Elmar Nascimento (União Brasil) e Antônio Brito (PSD) também são candidatos.
CNN