A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou, nesta segunda-feira (6), incentivos fiscais para quatro empresas instaladas na Paraíba, dentro de um conjunto de 19 empreendimentos de nove estados contemplados pela autarquia federal. As medidas fazem parte da política de estímulo a novos investimentos e de fortalecimento de atividades já em operação na área de atuação da Sudene.
Entre as empresas paraibanas beneficiadas, o destaque ficou para a Brastex, do setor têxtil, que recebeu aprovação para a redução de 75% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). A companhia, instalada no estado, apresentou investimento de R$ 58,9 milhões, considerado um dos maiores entre todos os pleitos aprovados na reunião.
De acordo com a Sudene, as quatro empresas paraibanas integram um grupo que, em conjunto, representa R$ 268,9 milhões em investimentos e a manutenção de 4.511 empregos em todo o Nordeste, dos quais 450 são novas vagas. Além da Paraíba, foram contemplados empreendimentos da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Ao todo, 15 empresas foram beneficiadas com a redução de 75% do IRPJ, e quatro com o reinvestimento de 30% do imposto, mecanismo que estimula a aplicação de parte do tributo devido na ampliação da capacidade produtiva.
O coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais da Sudene, Sílvio Carlos do Amaral e Silva, destacou o papel da política de incentivos na interiorização dos investimentos e ressaltou o esforço técnico da autarquia para garantir celeridade na análise dos pleitos.
“Encerramos no último dia 30 o prazo para garantir a análise preferencial das demandas até dezembro deste ano. Ainda temos 193 processos em avaliação, o que mostra o forte interesse das empresas em investir na área de atuação da Sudene”, afirmou o coordenador.
Com a aprovação, as empresas paraibanas passam a contar com maior competitividade tributária, o que deve contribuir para o fortalecimento do setor produtivo local, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico do estado.
Foto: Bratex/ Divulgação
Redação D1 com Ascom/SUDENE


