TRE-PB cassa mandato de vereador de Itaporanga por fraude à cota de gênero e suplente assume vaga

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou a retotalização dos votos para o cargo de vereador em Itaporanga, no Vale do Piancó, Sertão paraibano, e cassou o registro e o diploma do vereador Ricardo Pinto (PP) por abuso de poder e fraude à cota de gênero. Com a decisão, a suplente Wilka Rodrigues (Republicanos) tomou posse no cargo no último sábado (30).

A retotalização foi determinada após o TRE confirmar a anulação dos votos do partido Progressistas por fraude à cota de gênero, o que levou à cassação do diploma de Ricardo Pinto. A sentença inicial foi emitida pela então juíza da 33ª Zona Eleitoral, Hyanara Torres Tavares. A retotalização e diplomação de Wilka Rodrigues ficaram sob responsabilidade do atual juiz José Emanuel da Silva e Sousa.

Wilka Rodrigues, que é economista e secretária de Saúde de Itaporanga, obteve 696 votos nas últimas eleições, ficando como primeira suplente do Republicanos.

No dia 16 de outubro deste ano, o TRE-PB manteve a cassação do mandato de Ricardo Pinto. O relator do processo, desembargador Márcio Murilo, votou pela rejeição do recurso apresentado pela defesa, sendo acompanhado por unanimidade pelos demais membros do Tribunal.

Gostou Compartilhe..