Uiraúna é contemplada com a barragem Olho d’Água Seco no pacote de R$ 177 milhões anunciado por João Azevêdo; ouça

Durante o programa Conversa com o Governador, transmitido nesta segunda-feira (14) pela Rádio Tabajara em cadeia estadual, o governador João Azevêdo anunciou a publicação do edital para a construção de quatro novas barragens em diferentes regiões da Paraíba. As obras fazem parte do programa Paraíba 2025/2026 e representam um investimento total de R$ 177 milhões, com o objetivo de reforçar a segurança hídrica do estado.

Entre as cidades beneficiadas está Uiraúna, no Alto Sertão da Paraíba, região polarizada por Cajazeiras. O município será contemplado com a construção da barragem Olho d’Água Seco, que terá capacidade de acumulação de 2,483 milhões de metros cúbicos de água. A obra é considerada estratégica para minimizar os efeitos da seca e garantir o abastecimento de água para a população local e comunidades vizinhas.

Além de Uiraúna, outras três cidades serão beneficiadas:

  • Sumé, no Cariri paraibano, com a barragem Formigueiro, de 7,93 milhões de m³;
  • Pombal, no Sertão, com a barragem Estrelo, de 4,43 milhões de m³;
  • Catingueira, com a maior barragem do pacote, com capacidade para 37,986 milhões de m³.

Segundo o governador João Azevêdo, as obras estão alinhadas ao compromisso firmado com os paraibanos de fortalecer a infraestrutura hídrica do estado. “Essa é mais uma etapa do Paraíba 2025/2026 que estamos honrando com o povo paraibano, apresentando e executando ações que vão transformar a realidade de diversas regiões. Eu espero iniciar essas obras rapidamente, porque são barragens fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir segurança hídrica ao nosso povo”, destacou o chefe do Executivo estadual.

As barragens terão papel importante tanto para o abastecimento humano quanto para a sustentabilidade da agricultura familiar, pecuária e demais atividades econômicas das regiões contempladas, especialmente em municípios como Uiraúna, que enfrentam sazonalmente os impactos da estiagem.

A expectativa agora é que, com a publicação do edital, as etapas de licitação e início das obras ocorram o mais breve possível.

Ouça o momento do anuncio do governador:

Redação D1

Gostou Compartilhe..