A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos-AM), conhecida como Betinha, gerou forte repercussão após declarar ser “a favor da violência contra a mulher” durante sessão na Câmara Municipal de Borba, no interior do Amazonas, na última segunda-feira (29). O discurso ocorreu enquanto a parlamentar defendia o colega Pedro Paz (União), denunciado pela vereadora Professora Jéssica (DC) por gestos considerados agressivos em plenário.
Em sua fala, Betinha afirmou que “tem mulher que merece apanhar” e alegou já ter presenciado casos em que mulheres se machucaram sozinhas para incriminar homens. Ela também declarou que, nesses casos, “quando o homem bate na mulher, eu aprovo”. A declaração rapidamente repercutiu nas redes sociais e provocou indignação de movimentos sociais, entidades e autoridades locais.
Veja o vídeo:
Diante da repercussão negativa, a vereadora divulgou nota oficial e vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (30), reconhecendo que utilizou “uma expressão totalmente inadequada e infeliz”. Betinha pediu desculpas públicas, afirmou que a violência contra a mulher é “inaceitável” e disse que irá refletir sobre o episódio. “Este episódio servirá para minha reflexão pessoal e política. Comprometo-me a agir com mais responsabilidade e respeito em minhas manifestações futuras”, declarou.
A Câmara Municipal de Borba, por meio da Presidência e da Procuradoria Especial da Mulher, classificou as falas como “absolutamente inaceitáveis” e reforçou que o legislativo deve ser espaço de respeito e defesa da dignidade humana. Já a Prefeitura de Borba também repudiou as declarações, ressaltando que tais discursos reforçam estereótipos discriminatórios, mas reconhecendo o direito da vereadora de se retratar.
O caso passou a ser investigado pela Polícia Civil, que apura possível responsabilidade criminal da parlamentar. O Ministério Público do Amazonas (MPAM) também informou que adotará as medidas cabíveis, por meio do promotor Alison Almeida Santos Buchacher, recentemente designado para atuar na comarca de Borba. Até a última atualização, o diretório estadual do Republicanos não havia se posicionado sobre a conduta de Betinha, que já esteve envolvida em episódios de violência no plenário, incluindo uma briga com outra vereadora em 2012.
Redação D1