[Vídeo] Ribeirinhos interditam BR-230 em protesto pelas águas. Veja situação do Açude Engenheiro Avidos

Moradores ribeirinhos bloquearam a BR-230, entre Sousa e Cajazeiras, em protesto contra a redução do volume do Açude Engenheiro Ávidos (Boqueirão), que estaria com cerca de 20% da capacidade. Eles afirmam que o açude “entra sete e tá saindo 11,5 pro Rio Grande do Norte”, o que estaria acelerando o esvaziamento. Agricultores relatam que o gado “morrendo atolado”, que a água disponível está amarela e que muitos não têm mais acesso para consumo, banho ou dessedentação dos animais. A situação, segundo eles, já afeta até pescadores, que não conseguem mais trabalhar na região.

Os manifestantes dizem que não receberam respostas após um protesto anterior na PB-400 e criticam a ausência de autoridades locais, com exceção do vereador Marcos do Resto do Meio. Reivindicam que o governo estadual e federal intervenham e exigem o fechamento das comportas para recuperar o nível do manancial. Segundo Jackson, representante dos ribeirinhos, “essa manifestação… só finaliza quando nós tivemos uma resposta documentada que engenheiro tem que estar no mínimo… com 250 milhões de m³ para atender pescadores e ribeirinho de toda essa bacia”. Ele afirma que a ANA apresentou “mentiras, conversas esfarrapadas” em videoconferência e que bombas permanecem abertas mesmo com o açude em volume morto.

Os ribeirinhos também criticam vereadores e deputados estaduais, alegando falta de ações efetivas e de presença no local: “Os políticos realmente não nos está dando resposta”. O grupo afirma que continuará bloqueando a rodovia até que autoridades compareçam presencialmente e ofereçam garantias sobre a gestão da água. Veja a reportagem de Jocerlano Lúcio com registros de Juninho da Mídia:

Redação do Difusora1

Gostou Compartilhe..