Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que a maior parte dos americanos discorda da taxa de 50% sobre os produtos importados do Brasil, a alíquota mais alta do tarifaço mundial de Donald Trump.
De um lado, diplomatas dizem que Estados Unidos e União Europeia estão perto de fechar um acordo para baixar de 30 para 15% a tarifa sobre importações.
Ao mesmo tempo, 26 dos 27 países do bloco apoiaram o pacote de retaliações caso as negociações fracassem. São medidas que representam 93 bilhões de euros em contratarifas e restrições de acesso ao mercado europeu. Alemanha e França pressionam o bloco a adotar uma resposta firme.
Trump fala sobre tarifas
Nesta quarta-feira (23), Donald Trump, sem citar o Brasil, disse que a taxa de 50% é para países que não têm se dado bem. Uma pesquisa mostrou que a maior parte dos americanos é contra esse aumento das tarifas aos produtos importados do Brasil.
Economistas dizem que café. Suco de laranja, carne bovina e outros vão custar mais caro nos Estados Unidos, 46% dos americanos desaprovam o aumento, enquanto 34% são a favor, e 20% não sabem ou não opinaram. Os índices são parecidos com a rejeição a taxação de China, União Europeia e México.
D1 com Band