O volume de recursos concedidos pelo Santander Brasil a micro e pequenos empreendedores na Paraíba teve um aumento de 15% no segundo semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Esse crescimento é impulsionado pela alta demanda por crédito para investimentos nos próprios negócios. De acordo com dados do Prospera Santander Microfinanças, programa de microcrédito do banco, as mulheres representam 66% dos clientes que utilizam esse modelo de crédito, destacando-se como o público majoritário.
Os setores que mais se beneficiam dessa modalidade de crédito são confecção, cosméticos e beleza. Além de ser uma opção de financiamento mais acessível e de baixo custo, o microcrédito ajuda os empreendedores na compra de mercadorias, matéria-prima, e até no investimento em infraestrutura ou expansão de suas empresas. O programa também oferece suporte com especialistas que auxiliam na gestão empresarial e na identificação de novas oportunidades.
Prospera Santander Microfinanças
O Prospera Santander Microfinanças, voltado para microempreendedores, alcançou R$ 3,3 bilhões em carteira em janeiro de 2025, o que representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2024. O programa, que conta com cerca de 1.400 especialistas dedicados aos empreendedores em todo o Brasil, faz parte da estratégia do Santander de promover a interiorização e a geração de oportunidades, com um foco especial nas regiões Nordeste e Norte. Atualmente, o Prospera atende 1,15 milhão de clientes ativos, um crescimento de 3% em relação ao ano passado.
Fernando da Hora, sênior head do Prospera Santander Microfinanças, comentou sobre os resultados: “Os resultados obtidos até aqui mostram o papel transformador que o Prospera desempenha no Brasil. Sentimo-nos orgulhosos ao perceber o impacto de nosso trabalho nas comunidades brasileiras. Temos uma vocação para fomentar a microeconomia e nos sentimos motivados a avançar ainda mais.”
Desde seu lançamento, em 2002, o programa de microcrédito do Santander já atendeu mais de 2,9 milhões de empreendedores em 1.755 municípios brasileiros. O Prospera segue o modelo de aval solidário, onde os tomadores de crédito são organizados em pequenos grupos, responsáveis pela adimplência de todos os membros.
D1 com Paraíba Total