Tribunal discute com OAB-PB maior participação de mulheres advogadas nas listas para compor Corte Eleitoral

Atendendo recomendação da ministra do TSE, Carmen Lúcia, o presidente do TRE-PB Oswaldo Trigueiro iniciou nesta terça os diálogos no sentido de ampliar a participação feminina na composição da corte eleitoral. O assunto foi pauta da visita institucional feita na noite desta terça-feira ao Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB).

Para Oswaldo Trigueiro, o olhar feminino contribui muito dentro de um colegiado eleitoral. “Só temos a crescer e a enriquecer com isso, então, estamos trazendo essa orientação, sendo condutores da ministra Carmen Lúcia pra que as listas OAB possam alternar em gênero listas femininas e listas mistas”, afirmou ele revelando que a mesma demanda será tratada junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba.

O presidente Harrinson Targino agradeceu a visita institucional que, além de tratar sobre ocupação dos espaçlos dos advogados no âmbito do tribunal, também girou em torno da formação de parcerias, diálogos e eventos em comum. “Foi muita gentileza do presidente vir aqui nos ouvir e estaremos sempre à disposição”.

Sobre a indicação de mais mulheres na lista para compor o TRE-PB, Harrinson Targino se mostrou aberto a qualificar cada vez mais a representação da OAB-PB no tribunal incluindo também o gênero feminino. “Isso é naturalmente uma tendência de respeito. Metade da advocacia brasileira é feita de mulheres. A OAB-PB tem claro interesse nisso e basta ver a indicação que fizemos ao TJPB em lista paritária pela primeira vez”.

A corte eleitoral da Paraíba é composta hoje por sete juízes membros, sendo dois desembargadores, dois juízes estaduais, um juiz federal e dois juristas indicados pela OAB-PB.

Além dos presidentes Oswaldo Trigueiro e Harrinson Targino, participaram do encontro o juiz auxiliar da presidência do TRE-PB, Jeremias Melo; a vice-presidenta da OAB-PB Janny Milanês, a tesoureira da OAB-PB, Jullyanna Viegas e Gustavo Moreira do Planejamento Institucional da Ordem.

D1 com Ascom TRE-PB

Gostou Compartilhe..