Está em andamento na cidade de Cajazeiras um importante mapeamento cultural promovido pelos Agentes Territoriais de Cultura. A ação é voltada para artistas, produtores culturais, espaços culturais, grupos artísticos, coletivos e bandas que atuam no município, com o objetivo de levantar informações sobre a produção cultural local e fortalecer as políticas públicas do setor.
O mapeamento tem o apoio do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A iniciativa busca subsidiar o Ministério da Cultura, bem como estados e municípios, com dados concretos sobre as manifestações e agentes culturais presentes em cada território. As informações coletadas serão fundamentais para o planejamento e execução de ações que promovam o fortalecimento da cultura em todas as suas formas e linguagens, garantindo mais representatividade e participação social na formulação das políticas públicas.
“O mapeamento é uma ferramenta estratégica para entender quem somos e o que estamos produzindo em nossa cidade. É também um passo importante para garantir que os investimentos e programas cheguem de forma justa e eficiente a todos os fazedores de cultura”, destacam os agentes territoriais envolvidos na ação.
O cadastro é simples, gratuito e não gera qualquer vínculo contratual com as prefeituras, secretarias de cultura ou o próprio Ministério da Cultura. A intenção é apenas reunir informações que contribuam para o reconhecimento e valorização da diversidade cultural existente em Cajazeiras.
Artistas de todas as áreas — teatro, música, dança, literatura, audiovisual, artes visuais, cultura popular, entre outros — estão convidados a participar. Quem trabalha com cultura, em suas diversas linguagens e segmentos, pode e deve se cadastrar no Mapeamento do Programa de Agentes Territoriais de Cultura da região.
📌 Para se cadastrar, acesse o formulário pelo link:
👉 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8G76O2CX5qePOASu56t2Z8MHZHraVOF05Uq3ivkBEgmZ3qg/viewform?pli=1
Para mais informações, os interessados devem procurar os Agentes Territoriais de Cultura ou acompanhar os canais oficiais de divulgação ligados à cultura no município.
Redação D1