Conforme prometido por autoridades, o Irã iniciou uma resposta aos ataques de Israel e lançou mísseis balísticos contra o território israelense. A informação foi divulgada pela mídia estatal do país, nesta sexta-feira (13/6).
Em um comunicado, as Forças de Defesa de Israel (FDI) também confirmaram o ataque sobre todo o território do israelense. Segundo os militares, o sistema de defesa aéreo do país foi ativado para tentar interceptar os projéteis. Os alvos, segundo o Irã, são centros militares e bases aéreas israelenses.
Após o início do ataque iraniano, imagens registraram o momento em que o Domo de Ferro de Israel foi ativado na capital do país, Tel Aviv.
Segundo a mídia estatal iraniana, e a emissora israelense Canal 13, a ofensiva iraniana, classificada de Operação Verdadeira Promessa 3, atingiu o Ministério da Guerra de Israel. A informação ainda não foi confirmada pelo governo de Israel.
À mídia israelense, o chefe dos serviços de emergência de Israel, Eli Bin, confirmou que ao menos sete pessoas ficaram “moderadamente feridas” após o ataque.
Uma possível retaliação iraniana já vinha sendo ventilada após o país ser atacado. Em um pronunciamento na manhã desta sexta-feira, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que era preciso dar uma “resposta firme” ao ataque israelense.
D1 com Metrôpoles