A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), retomou nesta segunda-feira (07) os serviços de escavação de cisternas na zona rural do município. A ação integra o programa “Um Milhão de Cisternas” e tem como objetivo ampliar o acesso à água potável para famílias agricultoras em comunidades que enfrentam dificuldades hídricas históricas.
Nesta etapa, os trabalhos estão sendo intensificados nos sítios Zé Dias, Vaca Morta, Contas, Gadelha, Angelim e Queimadas. Ao todo, serão escavadas duzentas cisternas, sendo que mais de 130 já foram perfuradas e estão em fase de instalação.
Uma das grandes novidades nesta fase do projeto é a utilização de uma retroescavadeira disponibilizada pela prefeitura, o que tem proporcionado mais agilidade e eficiência na execução das escavações. Anteriormente realizadas de forma manual, as escavações agora acontecem de maneira mais rápida e segura, permitindo acelerar o cronograma e beneficiar um número maior de famílias em menos tempo.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do desenvolvimento rural e a garantia do direito à água para os moradores do campo, promovendo dignidade, saúde e melhores condições de vida para as populações das comunidades mais isoladas.
Redação D1 com SECOM/PB