A campanha em defesa da promoção, apoio e proteção do aleitamento materno denominada Agosto Dourado é uma iniciativa que mobiliza profissionais de saúde de todo o mundo. O tema deste ano é “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”. Nos hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) são realizadas ações durante todo o mês, com campanhas educativas, eventos científicos e depoimentos de pais e mães.
No Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), a campanha do Agosto Dourado incluiu um momento especial voltado às gestantes do ambulatório de pré-natal de alto risco, promovido pelo Comitê de Humanização da instituição. “Preparamos uma programação com palestras enriquecedoras e acolhedoras, direcionadas às gestantes acompanhadas pelo serviço, além de dinâmica em grupo para mitigação das dúvidas, sorteio de brindes e distribuição de panfletos informativos”, destacou a presidente do Comitê, Márcia Sousa.
O evento contou com espaço de troca, cuidado e fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê, abordando os cuidados necessários antes, durante e pós-parto, além de destacar os inúmeros benefícios oriundos da amamentação para a gestante e seu bebê. As temáticas propostas para o evento foram apresentadas por Vitória Mayelle da Silva Araújo, educadora perinatal (doula) e estudante do curso de Enfermagem; e pelas fonoaudiólogas Roberta Kelly Coelho Ribeiro e Eugênia Cahrá Diniz.
Segundo Márcia Sousa, o momento foi uma oportunidade valiosa de acolher, orientar e empoderar as futuras mamães diante de um momento tão importante em suas vidas. Além disso, a presidente reforça ainda o compromisso do Comitê de Humanização em promover ações que valorizem a escuta, o acolhimento e o cuidado humanizado, especialmente, em momentos tão significativos como a gestação e o parto. “Incentivar o aleitamento materno é reforçar o direito de cada bebê a um início de vida mais saudável, e de cada mãe a se sentir apoiada em sua jornada”, afirmou Márcia.
A cada ano, a campanha mundial, por meio da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action), elenca um tema a ser discutido mundialmente. Nesta edição, são destacadas duas questões importantes: que a amamentação é uma prática sustentável, que não agride o meio ambiente; e a importância do próprio sistema de apoio à amamentação.
A rede de apoio deve ser contínua, pensada a longo prazo e envolvendo ações que começam na gestação e vão até a infância, com suporte para o aleitamento bem-sucedido na maternidade, no momento do parto, no nascimento e no pós-parto, na continuidade dos cuidados na rede básica e serviços específicos, como bancos de leite e central de incentivo ao aleitamento materno, para sustentar e auxiliar esta prática até os dois anos ou mais.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
D1 com Ascom/HUJB