O Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na última quarta-feira (24), a acolhida de 17 novos bolsistas dos Programas de Iniciação Científica (PIC) e de Inovação Tecnológica (PIT), edição 2025-2026. Os programas são uma parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visando fortalecer a pesquisa e a iniciação tecnológica nos 45 Hospitais Universitários Federais (HUFs).
“Na Ebserh, esses programas desempenham um papel fundamental na formação de novos talentos. O acolhimento dos bolsistas e orientadores é o primeiro passo para garantir que essa experiência seja verdadeiramente transformadora”, enfatizou o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, Wemerson Neves Matias.
Para Wemerson Matias, o legado desses programas é triplo: para os bolsistas, representa o início de uma trajetória profissional pautada pela curiosidade, responsabilidade e compromisso social; para os orientadores, é a oportunidade de formar novas gerações de cientistas e contribuir diretamente para o avanço do conhecimento na instituição; e para a Ebserh, é a renovação constante de ideias, talentos e soluções que elevam a qualidade dos serviços prestados à população.
Os bolsistas foram recebidos pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), responsável pela coordenação local dos Programas. Eles receberam orientações sobre as normas e o cronograma de atividades. Cada estudante será vinculado a um projeto de pesquisa em andamento no HUJB-UFCG. As bolsas têm duração de 12 meses, com um valor mensal de R$ 700,00. Os alunos devem apresentar relatórios semestrais e resultados em 2026.
Durante o encontro, foram abordadas as responsabilidades dos bolsistas e voluntários, o papel dos orientadores, os prazos e procedimentos administrativos, além de boas práticas para o desenvolvimento dos projetos. A ação de acolhimento também buscou criar um ambiente receptivo e colaborativo, incentivando o diálogo entre os novos integrantes e os profissionais do hospital, promovendo o sentimento de pertencimento e o compromisso com a produção científica e tecnológica de qualidade. Por meio dessa iniciativa, o HUJB reforça seu compromisso com a formação acadêmica e profissional dos estudantes, estimulando a construção de trajetórias de pesquisa alinhadas às necessidades da saúde pública e à missão institucional da Ebserh.
Conheça os programas
O PIC é voltado para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que possam melhorar práticas clínicas e administrativas no contexto hospitalar. Já o PIT busca fomentar a criação de soluções tecnológicas inovadoras, alinhadas às necessidades da instituição. As iniciativas são uma oportunidade para os acadêmicos contribuírem com o avanço do conhecimento e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
No HUJB-UFCG, foram 10 bolsas PIC e 7 do PIT. Entre os novos bolsistas do PIC, está o acadêmico do 9° período de Medicina, Arimatéia Lacerda. Para ele, a pesquisa é essencial para uma medicina baseada em evidências, garantindo que as condutas e a prática médica sejam fundamentadas em algo que realmente trará um benefício para os pacientes, embasado em dados científicos válidos e não guiada por achismos. “O PIC é uma oportunidade de adentrar nesse universo científico ainda como estudante e estimular o raciocínio clínico por trás das pesquisas que dão origem a tantas diretrizes que seguimos na prática médica”, compartilhou.
Conforme o estudante, seu projeto objetiva identificar fatores de risco para injúria renal aguda em pacientes com insuficiência cardíaca, sendo uma das complicações muito frequentes em pacientes internados devido a essa doença crônica tão prevalente. “Espero contribuir para a saúde, formando um perfil clínico epidemiológico para identificar pacientes com maior potencial para essa complicação. A partir disso, os profissionais poderão reconhecer esses pacientes e agir de forma mais precoce com a conduta apropriada, reduzindo a mortalidade, o tempo de internação e a necessidade de terapias invasivas nesses pacientes”, concluiu.
A professora da UFCG, Veruscka Barreto, orientadora do estudante, destacou que a iniciação científica fortalece o ensino. Conforme explicou, “a pesquisa é um dos pilares da universidade e, desenvolvida num hospital, melhora ainda mais os cursos da saúde. Além disso, os estudantes estão num ambiente que é campo de estágio e de prática, dessa forma, eles pesquisam aprendendo. Por isso, fico muito feliz em participar de um projeto da Ebserh, com toda estrutura e amparo oferecidos aos nossos alunos, valorizando muito o ensino”.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do
Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
D1 com Ascopm/HUJB