O município de Uiraúna, na região de Cajazeiras, será contemplado com a construção da barragem Olho d’Água Seco, uma das quatro obras hídricas anunciadas pelo governador João Azevêdo. A autorização foi confirmada nesta segunda-feira (29), durante o programa Conversa com o Governador. Segundo o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga, os trabalhos deverão ser iniciados até dezembro deste ano.
Além de Uiraúna, também serão beneficiados os municípios de Sumé, com a barragem do Formigueiro; Pombal, com a barragem do Estrelo; e Catingueira, com a construção de outro reservatório. O investimento faz parte da política do governo estadual para ampliar a segurança hídrica no semiárido paraibano.
“Nossa expectativa é que até o mês de novembro/dezembro essas obras estejam iniciadas e a gente possa dar um ritmo importante. É fundamental para nós, que temos aqui na Paraíba mais de 90% de território no semiárido nordestino, termos reservatórios de água”, destacou Queiroga.
A barragem de Olho d’Água Seco, em Uiraúna, é vista como estratégica para atender a população local e reforçar a disponibilidade de água em períodos de estiagem, um problema histórico da região do Alto Sertão. A expectativa é que a obra proporcione mais tranquilidade às famílias uiraunenses, que dependem diretamente de soluções estruturantes para garantir o abastecimento.
De acordo com o governo, a construção dos reservatórios reforça a prioridade de investir em obras hídricas estruturantes, fundamentais para reduzir os impactos da seca e assegurar qualidade de vida às populações mais vulneráveis.
Redação D1 com SECOM/PB


