Cerca de 1,5 milhão de alevinos devem ser distribuídos durante o mês de outubro para o peixamento de açudes na Paraíba através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). Cajazeiras está na lista de mais de 15 municípios que serão beneficiados com a entrega que tem por objetivo gerar alimento e renda para famílias de produtores rurais. A ação será realizada por meio do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Aquicultura em Águas Interiores do Estado da Paraíba, mais conhecido como Programa de Piscicultura.
De acordo com o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo Vieira, o Programa da Piscicultura, desenvolvido pelo Governo do Estado, “é muito importante porque é gerador de emprego e renda para milhares de famílias de produtores rurais paraibanos”. Ele lembra que os alevinos foram produzidos na Estação de Piscicultura de Itaporanga e nas unidades ligadas ao programa em Patos e Riachão de Araruna.
Até o fim de outubro, estão programadas através do Programa da Piscicultura outras distribuições. Durante a 2ª Expo Cajazeiras, que ocorre de 16 a 18 deste mês, serão repassados 100 mil alevinos.
A secretária-executiva da Pesca, Sílvia Cunha Lima, também destacou a relevância do Programa da Piscicultura. “É um programa que leva alimento à mesa do produtor rural e também é importante para gerar renda para milhares de famílias em todo o estado. Neste mês de outubro, serão mais de 1,4 milhão de alevinos distribuídos em vários municípios, beneficiando produtores rurais”, relatou.
As primeiras entregas do mês serão feitas nesta quinta-feira, dia 9, e sexta-feira, dia 10. No primeiro dia recebem os alevinos as prefeituras dos municípios de Solânea, às 7h, e Borborema, às 14h, que ficarão responsáveis pela entrega aos produtores rurais. Cada município receberá 100 mil alevinos.
No mesmo dia, em João Pessoa, serão entregues 5 mil alevinos para a realização de pesquisas ao Departamento de Sistema e Ecologia da Paraíba, ligado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
D1 com Rádio Centro


