A comunicação no exercício da enfermagem é discutida no HUJB-UFCG

O Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na tarde da segunda-feira (13), por meio do Comitê de Ética de Enfermagem da instituição, uma palestra com o tema “A Comunicação como Ferramenta no Exercício da Enfermagem”, voltado para colaboradores do hospital, estudantes e profissionais de saúde. O objetivo foi reforçar o compromisso do HUJB-UFCG com o desenvolvimento ético, técnico e humano das práticas de enfermagem, destacando o papel da comunicação como elemento essencial para o cuidado seguro e humanizado. O evento aconteceu no Anfiteatro e pelo Teams.

A palestrante foi a enfermeira do HUJB-UFCG, Lídia Katiane Alencar Sarmento, especialista em Saúde Pública, em Educação Profissional na Área de Saúde, UTI e Instrumentação Cirúrgica. Ela destacou que, independentemente da função que o profissional da enfermagem exerça no ambiente hospitalar ou fora dele, a comunicação efetiva é fundamental para a otimização do seu trabalho.

“Quando falamos de comunicação na enfermagem, estamos nos referindo à capacidade de transmitir e receber informações de forma clara, objetiva e empática, promovendo o entendimento mútuo entre os profissionais de saúde e entre os profissionais, pacientes e seus familiares”, disse Lídia Sarmento. Para ela, a comunicação eficaz é essencial para garantir a prestação de um cuidado de qualidade, seguro e humanizado. Também tem importância para a segurança do paciente, por permitir uma redução de erros de procedimentos e de administração de medicamentos.

Segundo a palestrante, nas trocas de plantão, a comunicação eficaz garante que todos os membros da equipe estejam alinhados com as decisões e as condutas na assistência aos pacientes. “Além disso, essa comunicação também tem relevância no relacionamento com o paciente, fortalecendo a confiança e o vínculo terapêutico e facilitando a expressão de sentimentos, dúvidas e as necessidades por parte desse paciente”, completou Lídia.

Na palestra ainda foram abordadas as principais barreiras à comunicação eficaz na enfermagem, como: sobrecarga de trabalho e pressão por resultados; hierarquia rígida e falta de abertura para diálogo; falta de treinamento em habilidades comunicativas; falta de confiança e relacionamentos interpessoais fragilizados e; ruídos na comunicação e interpretações equivocadas. Também foram elencadas as estratégias para fortalecer a comunicação na equipe de enfermagem, a exemplo de: promover a escuta ativa e empatia; utilizar linguagem clara e objetiva; implementar protocolos de comunicação padronizados, promover/participar de treinamentos regulares; fomentar a cultura de feedback; estabelecer canais abertos de comunicação.

A chefe da Divisão de Enfermagem do hospital, Fabiana Lins Andrade Melo, afirmou que o conteúdo da palestra refletirá não só no trabalho diário, mas também na vida dos participantes. “Foi uma oportunidade de pararmos para pensar e vermos como está sendo feita a nossa comunicação diária enquanto profissionais de enfermagem e integrantes de equipes, e entendermos como poderemos cada vez mais, aperfeiçoar a comunicação com os nossos pacientes, usuários e, com isso, oferecermos uma melhor assistência e facilitar o trabalho em equipe”, frisou Fabiana.

Sobre a Ebserh

O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

D1 com Ascom/HUJB

Gostou Compartilhe..