VÍDEO: Protesto na PB-400 por baixo nível do Engenheiro Ávidos

Ribeirinhos interditaram na manhã desta terça-feira um trecho da PB-400, entre Cajazeiras e São José de Piranhas, em protesto pelo baixo nível dos reservatórios da região, especialmente o Engenheiro Ávidos. Eles criticam a liberação das águas da transposição diretamente para o Rio Grande do Norte, sem explicações.

Os manifestantes informaram que só liberarão a rodovia após receber respostas documentadas que garantam abastecimento de água e condições para agricultura e criação de animais. Relataram dificuldades no uso das bombas, que precisam ser estendidas cada vez mais longe do açude, e a necessidade de cavar cacimbas para consumo humano e animal.

O vereador Marcos do Riacho do Meio acompanhou o protesto, citicou a liberação desigual das águas do Engenheiro Ávidos, lamentou a situação da população de São José de Piranhas e Cajazeiras, pedindo que a AESA e o governo do estado encontrem uma solução, e afirmou que houve falta de planejamento.

O Ministério da Integração esclareceu que as águas enviadas ao Rio Grande do Norte são exclusivas da transposição, enquanto as do Engenheiro Ávidos são de chuvas e destinadas à população local.

Assista a matéria completa:

Reportagem de Jocerlano Lúcio para a Difusora, com registros de Juninho da Mídia.

Gostou Compartilhe..