Paraíba entre os estados com menor taxa de desemprego desde 2012

A Paraíba está entre as onze unidades da Federação que alcançaram, no terceiro trimestre de 2025, a menor taxa de desemprego desde 2012, início da série histórica do IBGE. Além do estado paraibano, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins registraram recordes de baixa na desocupação. No Brasil, a taxa de desemprego fechou o período em 5,6%, o menor índice já registrado na série histórica da Pnad Contínua Trimestral.

Apesar de não estar na lista de recordes, Santa Catarina e Mato Grosso registraram a menor desocupação do país, com 2,3%. O IBGE considera esse valor uma “estabilidade” em relação ao segundo trimestre, quando a taxa era de 2,2%. A pesquisa avalia pessoas com 14 anos ou mais e classifica como desocupada quem procurou emprego nos 30 dias anteriores, com dados coletados em 211 mil domicílios em todo o país.

Entre os estados, as taxas de desocupação variam de 2,3% em Santa Catarina e Mato Grosso a 10% em Pernambuco. A Paraíba fechou o trimestre com 7%, enquanto outros estados do Nordeste, como Rio Grande do Norte, Piauí e Rio de Janeiro, registraram 7,5%, e a Bahia, 8,5%. Os dados refletem o panorama do mercado de trabalho e o nível de ocupação em todas as unidades da Federação.

Difusora1 com informações do Portal T5

Gostou Compartilhe..