Motta usa vídeo de ex-Bope para reforçar defesa do PL Antifacção

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgou um vídeo do ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel para defender a aprovação do PL Antifacção, afirmando que a Casa “escolheu o caminho certo”. Segundo ele, “estamos do lado da população, que não aguenta mais viver na insegurança”. A reação ocorre em meio às críticas do governo Lula ao projeto.

No vídeo, Pimentel rebate declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que disse que o texto “asfixia a PF”. O ex-Bope afirma que o valor em disputa “corresponde a uma parcela pequena do fundo” e que não é verdade que o projeto prejudica a Polícia Federal, citando que o montante referente a bens apreendidos de criminosos representa 4%. Na véspera, Lula disse que o PL “enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica” e que “trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei”. Motta respondeu que não se pode “desinformar” a população com “inverdades”.

A proposta foi aprovada por ampla maioria na Câmara, com 370 votos favoráveis e 110 contrários. O texto segue agora para análise do Senado e, se aprovado, será enviado à sanção do presidente Lula, que pode vetar integral ou parcialmente o projeto. Eventuais vetos serão avaliados pelo Congresso em sessão conjunta e podem ser derrubados.

Difusora1 com informações do UOL

Gostou Compartilhe..