A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras, Dra. Valéria Macambira, comemorou 12 anos de funcionamento destacando avanços significativos na assistência à saúde da nona região, que abrange mais de 18 municípios e recebe também demandas do Ceará e Rio Grande do Norte. A diretora-geral, Shirleyanne Brasileiro, ressaltou que a unidade, referência estadual na terceira macrorregião, está abastecida com insumos, equipamentos novos e ampliará de 11 para 33 leitos de observação. Hoje, a UPA realiza entre 3 mil e 6 mil atendimentos mensais, dependendo da demanda.
Shirleyanne enfatizou que o momento também é dedicado aos servidores que atuam diariamente com “amor, carinho e dedicação”, prestando assistência à população mais vulnerável. Ela destacou investimentos do Governo do Estado e o acompanhamento do secretário de Saúde, Ari Reis, que tem apoiado ações desde a regulação até a porta de entrada da unidade. A diretora informou ainda que, a cada 10 atendimentos, nove resultam em transferência, evidenciando a integração com a rede estadual de saúde, que tem absorvido pacientes de média e alta complexidade.
Representando o CRM-PB, o médico Pablo Leitão celebrou a trajetória da UPA e lembrou momentos marcantes, como o acolhimento durante a pandemia de COVID-19 e o atendimento pediátrico assumido após a suspensão dos serviços no HUJB. Ele ressaltou o esforço contínuo de médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam 24 horas por dia, qualificando a UPA como “o para-choque da urgência” da região.
Difusora1