O aluno Jorgy Luís Morais, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica da Saúde de Cajazeiras (ETSC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será um dos dois estudantes que irão representar o Brasil na 34ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), que acontecerá de 14 a 17 de maio de 2026, em Varsóvia, na Polônia.
Beatriz Wakabayashi, da Escola Móbile, de São Paulo, SP, será a outra representante do Brasil na IPO.
A escolha aconteceu após a conquista da medalha de ouro na Seletiva Nacional, realizada no último dia 5 de dezembro, que reuniu os 20 estudantes mais bem colocados nas etapas regionais da Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil).
Na Seletiva Nacional, os participantes tiveram que escrever – em língua estrangeira, em até quatro horas e sem material de consulta – um ensaio filosófico sobre um entre os quatro tópicos revelados no dia da prova.
Jorgy Luís teve o acompanhamento do professor Antunes Ferreira, da ETSC. “Ver um aluno do alto sertão da Paraíba se destacar num evento de Filosofia é algo que enche o coração de orgulho. A Filosofia, mesmo no Ensino Médio, vai muito além das provas e dos livros. Ela ensina a pensar, a duvidar, a argumentar e a enxergar o mundo com mais profundidade. Ver jovens se apaixonando por isso, ainda que não sigam a área, é o maior prêmio que um professor pode receber”, destacou.
D1 com Ascom/UFCG