A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (8), um mandado de busca e apreensão em Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba, como parte da 36ª fase da Operação Discovery, de abrangência nacional. A ação tem como objetivo reprimir crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
O mandado foi expedido pela Justiça Federal da Paraíba e teve como foco a investigação sobre o armazenamento de imagens e vídeos contendo cenas de violência sexual infantojuvenil. Também foi autorizada a quebra do sigilo telemático do investigado.
Segundo a Polícia Federal, a operação integra um esforço contínuo de combate a crimes que atentam contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, seguindo a legislação brasileira e o princípio da proteção integral previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A corporação ressalta que, embora a lei ainda utilize o termo “pornografia infantil”, a expressão mais adequada é “abuso” ou “violência sexual”, por representar de forma mais fiel a gravidade das agressões sofridas pelas vítimas.
Além da repressão criminal, a Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância da prevenção, com orientação e monitoramento do uso da internet por crianças e adolescentes, destacando que informação, diálogo e atenção a sinais de alerta são fundamentais para garantir segurança e bem-estar.
Redação D1