Os resultados da Avaliação Quadrienal 2021-2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram bastante positivos para os programas de pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Dos 35 programas avaliados, 25 (70% do total) são considerados bons, muito bons ou excelentes.
Os números, publicados nessa segunda-feira, dia 12, revelam ainda que oito programas da UFCG obtiveram aumento de nota, sendo que dois deles – Engenharia Elétrica e Ciência e Engenharia de Materiais -, alcançaram a nota máxima (7), reservada a programas que demonstram excelência acadêmica em nível internacional.
Além deles, também tiveram suas notas elevadas os programas de pós-graduação em Linguagem e Ensino, de 4 (conceito bom) para 5 (muito bom), bem como os programas de História, Horticultura Tropical, Educação, Ciência Política e Administração, que passaram de conceito 3 (regular) para 4 (bom).
“Estão de parabéns todos e todas que constroem, no dia a dia, a gestão e o funcionamento desses programas: coordenações, professores, alunos, servidores técnico-administrativos e terceirizados, pelo trabalho sério, coletivo e comprometido com a qualidade e a excelência da pós-graduação da UFCG”, comemorou o reitor Camilo Farias.
Permaneceram com conceito 5 (muito bom) os programas de Engenharia Civil e Ambiental, Engenharia Agrícola e Ciência e Saúde Animal, enquanto que os programas de Engenharia de Processos, Meteorologia, Engenharia Química, Ciência da Computação, Matemática, Física, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Biotecnologia, Design, Ensino de Geografia (ProfGeo), Filosofia (Prof-Filo), Letras (ProfLetras), Matemática (ProfMat) e Sociologia (ProfSocio) foram avaliados com nota 4 (conceito bom).
Os programas de Ciências Florestais, Engenharia Mecânica, Sistemas Agroindustriais, Engenharia de Alimentos, Engenharia e Gestão de Recursos Naturais, Administração Pública (ProfiAP) e Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) obtiveram nota 3 (regular), enquanto que o programa de Gestão e Sistemas Agroindustriais obteve nota 2. Os programas de pós-graduação em Psicologia e em Ensino de Ciências e Educação Matemática, por serem recentes, não foram avaliados.
Avaliação Quadrienal
A Avaliação Quadrienal da Capes é realizada desde 1976 com a participação da comunidade acadêmico-científica e tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado do país.
A edição 2021-2024 contou com a participação de cerca de 2 mil consultores, divididos em comissões das áreas de avaliação, que analisaram os dados de aproximadamente 4.700 programas de pós-graduação stricto sensu.
D1 com Ascom/UFCG